quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ciganagem



Hoje venho falar de um preconceito que creio ser geral e assumido na sociedade Portuguesa. Falo do ódio que os Portugueses têm a estas pessoas que vivem de acampamentos, roulotes e barracas. Há como que um sinal que lhes diz “esta gente é perigosa e não os quero aqui” (sim, porque eles vêm sempre morar para ao pé de nós… e não pagam renda. )

Eles têm um sotaque, eles têm um olhar, eles têm uma forma de andar, uma forma de vestir e uma forma de viver. Basta que nos passe um e sabemos “este é cigano”. Esse rótulo é tão forte que nascem imensas expressões maldosas com essa palavra. “vai com os ciganos”

Enfim, um ódio muitas vezes sem razões. Apenas por relatos distantes e hiperbolizados, mas claro nunca fiando. “Pretos e ciganos longe daqui!”

Há e comprem sempre os pensos que eles vedem (não vamos querer uma maldição cigana), mas não os usem…

Já foram assaltados/atiçados/seduzidos/aldrabados/violados/estrupados/enganados por algum cigano?
 

1 comentário:

  1. Quando eu era nova, a minha mãe dizia-me que tinha sido encontrada no caixote do lixo e que era, na realidade, filha de ciganos, que um dia me viriam buscar. Nessa altura fiquei com medo, mas eu era uma miúda - que acreditava em coisas parvas.
    Alguns anos depois, um grande grupo de ciganos foi viver para o terreno que há em frente à minha casa. A maioria das pessoas passava em passo rápido. Eu observava-os da minha janela e achava-os fascinantes. Agora, só desejo não ser tão envergonhada e ter respondido com mais que um "olá" aos sorrisos das meninas ciganas que acenavam ao passar pela minha porta. Os ciganos continuam a fascinar-me. Desde esse tempo, cada vez que mãe brinca com as circunstâncias do meu nascimento, sinto um vago desejo de que fosse verdade...

    ResponderEliminar