sábado, 18 de agosto de 2012

Feriarum de Berlim

Convidado: Pedro Galvão

Boas tardes, tudo bem? Como vai o trabalho? Ah, estão de férias? Que coincidência também eu! Talvez seja melhor limparem esses pés cheios de areia antes de virem para aqui... sim porque hoje sou eu o contínuo de serviço.

Como é Agosto, presumo que a maioria da população portuguesa (principalmente o corpo estudantil) esteja a experienciar algo que referimos como “férias”. Mas o que é isto de férias? Sim, vão ter de aturar mais um designação da palavra férias! YEAH! Mas... aguentem por uns segundos e não me troquem pelos Morangos Com Açúcar... em latim! Sim, como quase tudo na vida, a palavra férias também veio dos romanos (vá, eles também têm crédito por um sistema de canalização impecável, só por isso vale mil).

Voltando ao assunto, férias ou “feriarum” (sim gastei todo o meu latim nesta palavra, ao menos podem trocar isto por uma equivalência em línguas mortas) como preferirem, é basicamente um momento na nossa vida em que não temos trabalho. Quer dizer, pelo menos o profissional, existem sempre os trabalhos domésticos... E então, sem aquelas 8 horas de trabalho diário, ou de estudo, ou de escravidão, aquele que mais se identificarem, o que fazemos? Ir à praia parece logo a 1ª coisa que vem à cabeça. Sim, por mais estranho que pareça, queimar a pele é logo a opção número 1, pelo menos para a maioria das pessoas. Trata-se de uma autêntica corrida ao bronze, o primeiro a chegar lá pode integrar-se num autêntico “hall of fame” do Verão: os bronzeados, esses endeusados, invejados pelo mortal comum (ou por apenas pessoas brancas como a cal). Mas vá, quantas mais oportunidades durante todo o ano temos de andar semi-nus no meio de uma multidão?

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Destinos de férias

Destino de férias.
Quem vai passar férias precisa de ter um destino em mente. E muitas pessoas têm, mas acabam por cair no cliché português: "onde vais passar as férias" "no Algarve!". Algarve é o destino de férias para a classe média e baixa portuguesa, e Algarve é tudo. Algarve é como ir para o estrangeiro. Vê-se ingleses por todo o lado e de vez em quando até desaparece misteriosamente uma criança só para alimentar as bocas e gerir publicidade. Desaparece, como quem diz, atira-se a um poço ou tritura-se. Só porque é importante mostrar ao pessoal que o Algarve é mediático e tal.
Quem é mais endinheirado, acaba muitas vezes também por cair noutro cliché: Caraíbas. Tão original. "Onde estás a pensar ir nas férias, indivíduo relativamente endinheirado?" "Caraíbas, ora pois!".

E o pessoal que quer inovar, para onde vai? A sociedade está a arrastar cada vez mais pessoas para os destinos de massa, e os restantes ficam com problemas. Tendo em conta o pessoal que gosta de experimentar lugares únicos, decidi criar uma pequena lista de destinos super autênticos. Ora vejam.

Lago Karachay, Rússia
O lago Karachay, na Rússia, é provavelmente o destino de férias alternativo mais aclamado de sempre. Trata-se de uma porção de água óptima para banhos e mergulhos, embora seja preciso tomar atenção a todo o tipo de lixo nuclear que para lá é atirado desde 1950. Levem protector solar e óculos de sol, porque aqui a radiação é tão alta que uma hora de exposição é considerada letal. A razão pela qual a maior parte das pessoas que passa férias nesta região nunca volta é atribuída ao grande encanto da região.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sem acento ainda magoa alguém


Férias. Devia levar o tema à letra e não escrever a ponta de um corno. Mas seria demasiado previsível. Então vamos falar de férias como a maioria das pessoas a concebe: no verão.

Férias. A altura do ano em que este rectângulo à beira mar se torna na colónia (ou cologne, em bom franciú) de muitos emigrantes e somos invadidos por carros topo de gama, conduzidos por pessoas de meia idade que comunicam no dialecto estranho e híbrido, desejosas de profitarem as vacances.

Altura do ano em que se multiplicam as festarolas em honra de tudo quanto possa existir, nas quais os emigrantes são presença assídua. Não faltam os comeres típicos da terra, os cantares, os folclores, as pessoas que se guardam para usarem as melhores roupas que têm. Não faltam, também, os bailaricos, as touradas e as feiras. Se puder aparecer por lá os canais de televisão com os “especiais” dedicados ao evento, tanto melhor. Mais prestígio para a terra, mais material para o youtube. 



Altura das filas intermináveis na 25 de Abril e de se passar um dia inteiro para chegar à praia e voltar a casa bronzeado, mas à camionista.

Altura em que milhares de pessoas descobrem o Algarve. E mais praia, bebidas, mais estrangeiros e muito factor Zezé Camarinha.

Época das festas. Milhões de festas. Festa da espuma, festa branca (e da branca), festa da mangueira, festa, festa e mais FESTA!

E após as festas, entupir o FB com todas as fotos tiradas durante a festa “Aqui eu, um bocado feia” “tas linda amoreee” “opá, não queria nada pôr esta” “Estás bouuaaaa, tavam todos os gajus a olhar pra ti”. E os adds. ADICIONAR TODA A GENTE QUE ESTAVA NA FESTA. Stalkar o interesse amoroso.
Ou seja, altura propícia ao engate. É uma equação simples: mais calor, menos roupa e mais desejo. Mamas a saltar, muita perna à mostra, verdadeiros atentados nas praias. Misturar quantidades variáveis de álcool. Sexo desenfreado. Ao ar livre. Dentro de água. Nem sequer lembrar a cara do parceiro. Ou então amores para sempre, destinados, que acabam mal os raios de sol começam a enfraquecer.



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Férias, um período de reflexão

Férias, uma palavra, 6 letras, um significado, que nos levam a uma estimulação sentimental sem igual, deixando-nos num êxtase momentâneo, e sempre com muitos momentos para mais tarde recordar. Se olharmos com olhos de como quem gosta mesmo de olhar, mas com aquele olho mesmo bem olhado (foi chato não foi?),  cada letra tem um significado próprio para a situação, explicando bem este período.

F de Felicidade, é o estado em que toda a gente se encontra neste período. "Puta da loucura" é o lema que mais se adequa, porque toda a gente gosta de ir pá "night" com aquele cenário de Zézé Camarinha (ou Mickael Carreira...), para discotecas de praia, beber umas bebidas e gritar "Wooooooohhhhhooooooo" bem alto ao ouvido uns dos outros para demonstrar todo o seu entusiasmo, e para mostrar "eepáááá, tou buéda bêbado e era só para saberes". 

E de Espectador, porque é aquela altura em toda a gente vai bronzear os seus corpos para a praia, tanto os meninos como as meninas, entrando num estado de alerta, como se de um radar se tratasse, onde a cabeça é uma antena à roda, captando sinais de um lado para o outro à procura de meninas bem jeitosas (para não dizer BEM BÔAS), ou à procura daqueles rapazes engraçados (peço perdão, mas não sei como elas os classificam) para terem um verão cheio alegria e excitação.

R de Rezar, porque sabemos que as pessoas rezam antes de saírem à noite, tentado pedir desta forma aos deuses (normalmente é mais ao Baco), para acordarem no dia seguinte sem aquela má disposição mesmo deliciosa, e sem aquele gostinho agridoce na boca, que os levam a ter um maior contacto (aquele abraço) com a loiça fria dos sanitários.

I de Inspiração, é a altura perfeita para qualquer pessoa ter inspiração, porque está com os amigos, fazendo algo que não lhes ocupa a cabeça em pensamentos profundos ou complicados (eu sei que leram esta frase em brasileiro ahahah), que envolvam os estudos ou possivelmente quem tiver sorte nos dias de hoje, o trabalho.

A de Acção, porque simplesmente há conhecimento daqueles romances de verão, onde as pessoas conseguem sempre ter uma acçãozinha mais "quente" que o normal e eu digo "Força nisso!".

S de Suar,  porque é a altura mais quente do ano, onde o nosso belo Portugal por vezes gosta de chegar quase aos 40º, porque acha que 30º é algo fraquito e que nós merecemos sempre mais.


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Filtro Havaiana

As férias são o máximo.Toda a gente adora férias,nada para fazer a não ser perder tempo a fazer nada envolvido em diversão,descanso e alegria pura.

A única coisa má das férias é o eu não estar de férias.Vocês provavelmente estão,óptimo. Eu não estou,menos óptimo.

 Se há coisa que os que estão de férias adoram fazer,é falar da suas férias....a quem não está de férias. Mas isso é como falar da relação magnifica com o homem perfeito à tua amiga solteirona,sabe sempre bem mas é desnecessário.

 Para quem não está férias e nem as vê por um canudo, o assunto é sempre doloroso. Estar a trabalhar com um calor de fazer suar rêgo, fazendo intervalos regulares para rezar pais-nossos para que o ar condicionado não deixe de funcionar e ver chegar um individuo com a bela da havaiana,cabelo com areia e sorriso de praia faz doer a alma mas é desculpável, toda a gente tem o direito de aproveitar as férias e parecer um beach bum,agora quando esse mesmo beach bum começa a discursar fluentemente sobre os eventos maravilhosos que preenchem a sua agenda de férias isso ai já constitui razão para homicídio.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cuidado! Estamos de volta!


Olá a todos e sejam muito bem-vindos a um Fórmula Desastrosa rejuvenescido, com uma equipa reformulada e com muito mais piada (não prometo nada).

Passado um ano, cá estamos de volta, para recomeçarmos no tema onde basicamente ficámos: férias. Sim, estivemos um ano de férias e agora, como somos preguiçosos e não nos apeteceu pensar noutra coisa, fica mais uma semaninha assim, com a diferença de agora falarmos realmente sobre ele, em vez de o gozarmos.
Semanalmente terão um tema novo e sete criaturas tratarão de o dissecar até à exaustão.
E agora vocês perguntam: sete? Então mas aqui de lado, neste blog tão bonito, só estão seis nomes. Quem é a sétima pessoa?
Não vos digo!
Pronto, digo mais ou menos… Todas as semanas, ao sábado, teremos um convidado à nossa escolha (ou à vossa, caso queiram dar ideias ou até mesmo oferecer-se). Se tudo correr bem, essa pessoa terá alguma piada.

Não vou apresentar a equipa porque eles é que têm de fazer isso no seu dia, que eu na realidade não os conheço. Enviei um email para endereços aleatórios (estilo tocar à campainha e fugir, mas agora com compromisso) e foram estas 5 criaturas que aceitaram. Vá, 5 não, que duas delas já faziam parte da equipa original comigo, mas estão a perceber a ideia, não estão? Se não estão, toquem à campainha.

Agora sim, vou escrever algo interessante.
Ora, férias… Segundo o dicionário mais lido em Portugal: o Priberam, férias significa o seguinte: