sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Destinos de férias

Destino de férias.
Quem vai passar férias precisa de ter um destino em mente. E muitas pessoas têm, mas acabam por cair no cliché português: "onde vais passar as férias" "no Algarve!". Algarve é o destino de férias para a classe média e baixa portuguesa, e Algarve é tudo. Algarve é como ir para o estrangeiro. Vê-se ingleses por todo o lado e de vez em quando até desaparece misteriosamente uma criança só para alimentar as bocas e gerir publicidade. Desaparece, como quem diz, atira-se a um poço ou tritura-se. Só porque é importante mostrar ao pessoal que o Algarve é mediático e tal.
Quem é mais endinheirado, acaba muitas vezes também por cair noutro cliché: Caraíbas. Tão original. "Onde estás a pensar ir nas férias, indivíduo relativamente endinheirado?" "Caraíbas, ora pois!".

E o pessoal que quer inovar, para onde vai? A sociedade está a arrastar cada vez mais pessoas para os destinos de massa, e os restantes ficam com problemas. Tendo em conta o pessoal que gosta de experimentar lugares únicos, decidi criar uma pequena lista de destinos super autênticos. Ora vejam.

Lago Karachay, Rússia
O lago Karachay, na Rússia, é provavelmente o destino de férias alternativo mais aclamado de sempre. Trata-se de uma porção de água óptima para banhos e mergulhos, embora seja preciso tomar atenção a todo o tipo de lixo nuclear que para lá é atirado desde 1950. Levem protector solar e óculos de sol, porque aqui a radiação é tão alta que uma hora de exposição é considerada letal. A razão pela qual a maior parte das pessoas que passa férias nesta região nunca volta é atribuída ao grande encanto da região.


"Porta do Inferno", Darvaz, Turquemenistão
Em 1971, uma equipa de exploradores perfurou uma grande câmara cheia de gás, perto da vila turcomana Darvaz, criando assim um destino de sonho. Os habitantes chamam-lhe "Porta do Inferno", os visitantes chamam-lhe um óptimo lugar para passar pelas brasas. Para quem gosta de ser "bem tratado" quando vai de férias, esta é a escolha excelente. É conhecida pela combustão rápida, em que as pessoas ardem na íntegra em menos de um minuto. Também há massagens. E petiscos.


Um buraco
Erradamente confundido com "cova" ou "lugar para onde os mortos vão", um buraco é o destino de férias ideal para quem gosta de se isolar do mundo. Há já empresas a alugar buracos durante várias noites, providenciando vermes para as refeições e souvenirs fantásticos como esculturas de húmus e variados detritos de origem orgânica.


Menção honrosa: Novas Ilhas da Nova Zelândia
Na semana passada foi descoberta uma massa de pequenas pedras vulcânicas aproximadamente do tamanho da Bélgica a flutuar junto à costa da Nova Zelândia. Trata-se de um destino de férias em ascensão, adorado pelos críticos. Em 2010, foi o destino de eleição dos hipsters, pois, segundo as suas palavras: "quão fixe é passar férias numa ilha que ainda não existe sequer?".

Em jeito de conclusão, tomem nota de que quando escolhem um destino de férias devem ter em conta muitos factores, nomeadamente vários. Se querem ser inovadores, aconselho-vos experimentar um dos destinos que descrevi em cima. Agradeço fotografias e opiniões!

Sem comentários:

Enviar um comentário