terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vamos falar de preto no branco

Referindo-me ao post da Sara de ontem, aquilo não seria preconceito, mas antes crime (pelo menos em Portugal). Porque ninguém pode ser descriminado por opção sexual.


Hoje vou falar de um tema que muitas vezes é tabu, mas teimamos em não chamar tabu. Quantos de nós não sendo racistas, têm pensamentos estranhos a quando de uma pessoa de cor negra? Pensamentos como: “ Cumprimento-o em primeiro ou em último?” “Devo dizer preto ou negro?” “Será racismo se o olhar nos olhos?” Confesso que sofro um pouco destes complexos, mas como já os tenho com as pessoas “brancas” pouca diferença faz.

Quantos amigos pretos (continuo sem saber se isto ofende alguém ou não, mas não me incomodando ser chamado de “Branco”, tratarei as pessoas mais escuras de “pretas” não tendo qualquer sentido pejorativo. E sim, sei que este parêntesis é uma atitude discriminatória e provavelmente racistas. Peço desculpa aos pretos que leiam isto.) tens tu? Vejo um pouco isto como ter amigos gays. “Ah, eu tenho um amigo gay, já não sou um gay-hater”. Felizmente nasci no meio “deles” e nunca senti muitas diferenças. Mas mudei-me para Portugal e aí sim, só muitos anos depois tive o meu primeiro amigo preto, senti-me feliz. Finalmente a sociedade não me podia chamar racista. Mas é de facto uma atitude racista.

E vocês? Desviam-se quando vêem um preto? (se forem pretos, substituam o substantivo “preto” por “branco”)

O fórmula desastrosa não se considera um blogue racista. Quando toca a odiar, odiamos todos.

3 comentários:

  1. Tenho amigos pretos e gay... Sou uma fofa!

    ResponderEliminar
  2. Provocante ... Eu me lembro da primeira vez que eu encontrei nenhum racismo grave andando pela rua com um amigo. Os três rapazes brancos queria dar um soco luzes do cara para fora, mas o nosso amigo disse: "meh, ele está bêbado". Então, talvez, havia quatro pessoas pré-julgar ...

    ResponderEliminar
  3. Tenho amigos pretos e trato-os da mesma maneira que trato os brancos.
    Mas já me deparei com pessoas que são racistas e que assumem mesmo que o são. Depois há aquelas que são, mas que não se assumem.. =/

    ResponderEliminar