terça-feira, 10 de maio de 2011

Monopoly

Olá a todos. Espero que estejam todos bem. Como prometido, vou falar-vos de Monopoly. Sou um grande fã do jogo ou não tivesse eu 4 versões diferentes do jogo em casa. Um grande obrigado ao senhor que o inventou, Charles B. Darrow. Não vos vou falar das regras do jogo, porque isso toda a gente sabe, vou apenas dar a conhecer algumas curiosidades.





Movimentando dinheiro e propriedades, podemos considerar o Monopoly como o mais fiável curso de iniciação à política. Quando a mesa é composta por muitos jogadores é mais fácil roubar uma nota ao jogador do lado. Aquele que rouba é o futuro político e o que se deixa roubar é o futuro eleitor.


O Monopoly é um jogo que pode durar horas, dias ou mesmo meses, o jogo mais longo da história durou 70 dias.


Já foram para o mercado dezenas versões do jogo, havendo versões dedicadas aos Simpsons, dos filmes de animação da Pixar, dos Beattles e de Pokemon, entre outros. O FMI também deve estar a pensar em lançar uma versão própria para celebrar as ajudas que tem dado ao mundo. Deverá chamar-se Monopoly, FMI European Tour Edition.
Lizzie J. Magie inventou, 3o anos antes da versão final de Monopoly, um jogo muito parecido a este. A grande diferença é que o de Magie foi criado para mostrar que os monopólios são injustos e que as cobranças de aluguer dos grandes proprietários eram demasiado exorbitantes. O nome deste jogo era The Landlord's Game. A principal contribuição de Darrow para o jogo foi principalmente a nivel de design (que se mantém até hoje), visto que as regras eram quase as mesmas. O jogo foi inicialmente recusado por ter 52 erros e por ser demorado. Darrow decidiu então produzir o jogo sózinho com a ajuda de um amigo gráfico e vendeu 5000 unidades numa loja de Filadelfia a 4 dólares cada.


A minha participação na semana dos jogos fica por aqui. Vemo-nos Domingo com um novo tema. Até lá não percam os próximos posts que nós também não.

Sem comentários:

Enviar um comentário