sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Medo de cenas

Há uns dias dei de caras com um post chamado "6 razões pelas quais é óptimo ver um filme de terror num encontro" (tradução livre porque algumas frases soam bem em inglês mas ficam estranhas quando traduzidas para português) e pensei "eia, isso é interessante para pôr no Fórmula Desastrosa", mas depois pensei "mas não vou aproveitar-me do trabalho dos outros, isso seria rude". E eu odeio rudeza. Então, enquanto comia um espargo sentado na sanita, passou-se-me um raciocínio pela cabeça, que era mais ou menos isto: "Terror -> medo -> fobias! Vou falar de fobias!".

Fobias, outra vez? Pois é, realmente, fobias é provavelmente um dos temas mais batidos na internet. Fobias estranhas, fobias engraçadas, fobias de gajas, anatidaefobias. Sim, tudo muito batido, mas porque não fugir um bocado e falar de fobias impossíveis?


Respiratiofobia: medo de respirar.
Há relatos de pessoas com esta fobia... Não, não há, quem é que eu penso que estou a enganar? Esta fobia é ridícula, impossível, e quem pensou nela tem provavelmente algum problema mental. No entanto, o povo diz que aquele pessoal que falece ao nascer padece desta fobia – o que não faz sentido e contradiz de alguma forma a fobia seguinte.

Vitofobia: medo de viver.
O medo irracional de viver é algo que não tem ainda explicação científica. Muitos dizem simplesmente que ela não existe, mas a prova viva que a vitofobia realmente existe reside nas centenas de pessoas que morrem todos os dias. Ataques cardíacos? Cabeças esmagadas? Barbecue humano? Não, vitofobia.

Não parece um barbecue humano, mas asseguro-vos que
aqueles bifes são claramente de coxas humanas.


Ruptaefobia: medo de enfrentar toda e qualquer coisa que o dia-a-dia nos possa oferecer.
Os ruptaefóbicos aterrorizam-se perante tudo o que façam ou possam vir a fazer durante o dia-a-dia. O pequeno-almoço é um suplício, as suas entranhas sangram apenas com o pensamento de fechar a porta e rodar a chave e não existe nenhuma pessoa com esta fobia que alguma vez tenha conseguido regar uma planta (quê, regar uma planta não faz parte da vossa rotina?). Muitas destas pessoas acabam por não fazer rigorosamente nada durante todo o dia, apenas olhando em redor do topo das suas cadeiras da Assembleia da República.

Fobofobia: huh...
Os fobofóbicos caracterizam-se por terem fobia de terem alguma fobia. Por norma, os fobofóbicos não estão conscientes da sua fobia. No entanto, quando pensam nisso... algo terrível acontece, porque o cérebro humano não é capaz de aguentar tal paradoxo. Lembram-se dos relatos misteriosos de pessoas que de um momento para o outro têm o cérebro a explodir? Já sabem o que é.


Uma fobia não é tão aterrorizante como um filme de terror (dos quais eu, pessoalmente, não sou fã), mas lembrem-se disto: um filme de terror dura duas horas, uma fobia pode atormentar-vos durante a vida inteira. Tenham cuidado. E, se forem fobofóbicos, tentem não pensar nisso.

Sem comentários:

Enviar um comentário