quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O regresso à escola pode ser bom

Mais uma semana, mais um tema. Agora estamos perante o momento que muitos jovens e quase adultos temiam. Depois de um verão em grande, cheio de festa, alegria e paixão, chegam as malditas aulas que todos tanto abominam (tirando os que realmente gostam de estudar, esses estavam ansiosos para mais conhecimento) e dizem que é "alta seca", que possivelmente eu discordo, porque há muita coisa boa a retirar daqui.


Vou abordar este tema de forma diferente, de maneira a mostrar que o regresso "até pode ser fixe", porque há tanta coisa a mudar, nomeadamente no caso da escola e de todos os materiais nela a utilizar. No meu tempo, so tinha uma mochila, 50 mil livros que me davam grandes dores de costas (sim, era estúpido e nunca tive mochilas com rodinhas...) e um estojo cheio de lapis, canetas e borrachas, prontinho para escrever no meu dossier, que tinha vários separadores, cada um a representar uma disciplina (eu era muito organizado). 

Nos dias de hoje, a evolução está cada vez a envolver-se mais no sistema de ensino, onde os Magalhães estão a tentar reinar, com o seu software apuradíssimo, que faz chorar muitos outros (não sei é se será pelas melhores razões...). Nalgumas escolas, já não se escreve com giz nos quadros, mas sim através de uma caneta eléctrica e num pano gigante, demonstrando a grandeza da tecnologia na educação.

Por isso, podemos concluir que antigamente os alunos tinham problemas com o peso das mochilas, a quantidade de papel que tinham à sua volta também era um problema, porque podiam perder isto e aquilo de uma forma muito fácil, enquanto de momento já têm um acesso a um computador que tem tudo e umas botas, e que só necessitam do levar para as aulas, deixando assim o peso de lado, a problemática do papel e abrindo caminho à inovação e à criatividade existentes.

Só mesmo mesmo para finalizar, vou colocar dois questões no ar, sendo a 1ª "Qual acham que vai ser o efeito da tecnologia na educação nos dias de hoje?", e "Como pensam que serão as escolas dentro de alguns anos?" 

Sem comentários:

Enviar um comentário