sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Os prós e contras atabalhoados de um regresso às aulas pouco desejado

Aulas. É o regresso às aulas. Os prós e contras de que toda a gente fala. E eu que teimo em ver só os contras. Mas agora, tal como praticamente todos antes de mim, vou tentar falar dos dois. Bom, enquanto eu só começo as minhas aulas na próxima segunda-feira, a canalhada toda já as começou nas semanas anteriores – prós. No entanto, se estivesse em Hogwarts, já tinha começado no início do mês – contras. Mas não estou – contras. (Sim, porque é o desejo de muita a gente estar em Hogwarts).

"Hei fofos."

Horários. Alguns putos queixam-se que têm um horário muito cheio, ou seja, passam mais tempo na escolinha e menos tempo a vaguear como vagabundos pelas ruas – prós. Deixam também a internet livre para nós, universitários, mesmo que seja por apenas uma semana ou duas – prós. No entanto, e falando do meu caso, descobri hoje que tenho um horário que é uma porcaria e estou desanimado – contras. Mas ao menos tenho uma tarde livre – prós. E tenho que acordar cedo às segundas-feiras, raios – contras.

A canalha pequena adora comprar material para escola, e faz-se disso uma festa incontrolável. Enquanto estão aos pulos de alegria a babar-se para uma régua nova amarela, eu não estou a ouvi-los chorar – prós – e os hipermercados também agradecem – prós. No entanto, nós, universitários, poderemos ter que nos dirigir a um estabelecimento comercial para comprar uma caneta, e isso transtorna-nos. Tempo para isso? Quase nenhum – contras. Ainda bem que temos a caneta meia usada do ano passado que ainda tem alguma tinta – prós.


Mas ao pensarmos em aulas, há uma coisa que nos vem imediatamente à cabeça: férias – prós. Temos que esperar uns mesitos, sim – contras – mas as férias vão chegar, e muitas vezes mais rápido do que imaginamos – prós. Sim, porque para algumas pessoas, o tempo de aulas (aulas? contras) até passa rápido – prós. E também temos os fins-de-semana – prós – que podem dar muito jeito para pôr os sonos em dia ou para ver filmes chatinhos dos anos 80, embora só sejam dois dias – contras.

Oh, o regresso às aulas. O tempo em que conhecemos novos colegas que nos vêm alegrar o dia falando do que aconteceu na Casa dos Segredos no dia anterior – contras. O tempo em que conhecemos novos professores que nos vão chatear a cabeça durante muitas horas – contras. O tempo em que não dormimos o suficiente – contras. O tempo em que não vamos ter tempo para passar o dia todo em frente do computador – contras. É o tempo de muitas coisas, e é o tempo em que nos preparamos para enfrentar muito trabalho – contras. Mas, apesar de tudo, é o tempo de cenas – prós.

Prós: 12
Contras: 13

Bem, parece que os contras ganharam. Afinal a perspectiva negativa disto tudo ganhou. O que é uma pena, porque o regresso às aulas já se deu, ou, no meu caso, está mesmo aí à porta.
Suspiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário