sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Reflexões de um cão devidamente desparasitado

Quando era puto era fascinado por animais. Tinha – e ainda tenho, vá – livros e mais livros e enciclopédias de animais e lia aquilo tudo, várias vezes. Era fascinado por animais. Nunca me passou pela cabeça ser veterinário, no entanto. Havia uma coisa que eu gostava de fazer: desafiar as pessoas para dizer um animal começado por cada letra do alfabeto. Ganhava sempre porque, como é óbvio, quase ninguém sabe dizer um animal começado por n. Não, a sério, pensem. Pois.
Eu tinha sempre o meu trunfo: o nandu, uma espécie de avestruz. Ninguém conhecia o nandu, por isso eu ganhava o jogo sempre que se chegava à letra n.

"Hei."

Actualmente, a minha relação com os animais mudou. Não é que não goste de animais, apenas eles não me fascinam como dantes. São bichos, uns mais fofos que outros, e outros ainda terrivelmente repugnantes, como é o caso da lampreia – e da sua boca aberta contra uma superfície transparente, mais precisamente. Não ando aí a maltratar animais, e condeno a toda a força os maus-tratos aos mesmos. A propósito disso, gostava que lessem isto. Ide ler, ide. Mas depois voltem cá.

(Partindo agora do princípio que vocês leram a notícia do link que eu vos mostrei…)
Mas como nem tudo pode ser assunto sério, para além da lampreia, há toda uma espécie de animais que eu não gosto: os pretos. Que querem? Alguma vez tinha que fazer jus àquilo que escrevi na minha descrição ali ao lado!

Adiante. Apelo-vos agora para algo muito importante: sejam razoáveis. Uma coisa é não gostar de animais e maltratá-los e atirá-los pela janela do carro em andamento embrulhados num saco de plástico, outra coisa é espalhar as timelines de todas as redes sociais* com gatinhos e cãezinhos e tartarugas bebés. Qualquer uma das opções é ridícula, por isso não o façam.


*Pessoal do facebook, de vós não tenho pena. Toda a gente sabe que o facebook é uma rede social deplorável, por isso se a vossa timeline estiver cheia de gatinhos e cãezinhos fofos... bem feitos!

Sem comentários:

Enviar um comentário